Dra. Maura Rodrigues palestra sobre proteção jurídica à maternidade em evento da OAB Balneário Camboriú

Uma reflexão atualizada sobre como o Direito pode garantir condições justas para a mulher exercer a maternidade sem abrir mão da sua trajetória profissional.

Na última quarta-feira (07), a advogada associada da CAVALCANTI Advogados Associados, Dra. Maura Rodrigues, foi palestrante convidada do evento "Quarta da OAB: Quarta com Elas – Especial Dia das Mães", promovido pela OAB Subseção Balneário Camboriú.

A iniciativa, organizada pela Comissão da Mulher Advogada, em parceria com a Coordenação de Integração e Eventos e a Diretoria da OAB, teve como objetivo celebrar o papel da mulher na advocacia e no mercado de trabalho, com foco especial na maternidade.

Com uma abordagem técnica e sensível, a Dra. Maura apresentou a palestra “Proteção Jurídica à Maternidade: desafios e garantias para a mulher advogada e trabalhadora”, baseada em um estudo desenvolvido durante sua pós-graduação pela AMATRA (Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região), concluída em 2023. O conteúdo foi atualizado especialmente para o evento, considerando as recentes discussões e avanços sobre o tema.

Durante sua palestra, a Dra. Maura abordou os dispositivos legais que garantem direitos à mulher gestante, lactante e mãe, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, com atenção especial ao universo da advocacia. A palestra também destacou como o direito à maternidade pode e deve ser protegido de forma efetiva, sem comprometer a ascensão profissional da mulher.

“Mais do que um conjunto de normas, o ordenamento jurídico precisa ser instrumento de transformação social, promovendo equidade e dignidade para todas as mães que concorrem diariamente por espaço e reconhecimento no mundo do trabalho”, destacou a advogada.

A CAVALCANTI Advogados Associados parabeniza a Dra. Maura Rodrigues pela importante contribuição ao debate jurídico e social sobre os direitos da mulher e reforça seu compromisso com uma advocacia que promove a equidade, a inclusão e o desenvolvimento humano.