Advogados e o Método Charrette: Segurança e eficiência no Mercado Imobiliário

Advogados, importantes Stakeholders na metodologia Charrette de empreendimentos imobiliários, regularizações e transações.

Dra. Ralize Martins

Advogados e o Método Charrette: CAVALCANTI Advogados Associados
Advogados e o Método Charrette: CAVALCANTI Advogados Associados

Método Charrette
A origem do termo Charrette surgiu na Escola de Belas Artes de Paris no século XIX, que compreendia designar uma tarefa de projeto difícil de executar, a ser desenvolvida em um curto período, que após concluído, uma charrete passava pelas ruas recolhendo os projetos.

Na década de 1980, o termo Charrette passou a ser utilizado pelos norte-americanos para os projetos e planejamentos das comunidades. Na Inglaterra, as Charrettes também são conhecidas como "Inquiry by design".

É uma metodologia de trabalho colaborativo entre os atores(stakeholders) das diversas especialidades, para o desenvolvimento de um projeto.

Charrette para Empreendimentos Imobiliários, Regularizações e Transações

Importante método para o desenvolvimento de empreendimentos, regularizações de imóveis e aquisição dos imóveis.

Referido método consiste no trabalho conjunto, desde o início, reunindo os profissionais de diferentes áreas e conhecimentos, como advogados, arquitetos, engenheiros, topógrafos, contadores, corretores, marketing, para a estruturação e operação de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, regularizações e aquisições de imóveis.

Destaca-se pelo levantamento

Das viabilidades jurídica/legal, econômica/financeira e técnica para empreendimentos que se pretende desenvolver, para regularizações e aquisições de imóveis.

Objetivo Principal

  • Assertividade

  • Celeridade

  • Eficiência

Trabalho em conjunto, desenhando os fluxos, realizando os diagnósticos, antecipando as soluções, mitigando os riscos.

Advogados importantes Stakeholders

Desde o início até o fim do desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, regularizações e aquisições de imóveis, o que se percebe ao longo dos anos, a importância da participação dos advogados na

Prevenção

Identificar e mitigar riscos. A exemplo do trabalho de auditoria “Due Diligence”, que pode identificar previamente questões ambientais, passivos, regularizações necessárias, previamente ao empreendimento ou transação.

Segurança Jurídica

Garantir que as transações, os desenvolvimentos de empreendimentos, as eventuais regularizações, estejam em conformidade com a legislação vigente, com a documentação exigida, evitando a exemplo, litígios judiciais, ou entraves desnecessários nos processos administrativos dos empreendimentos.

Otimização de Tempo e Custos

Evitar gastos desnecessários, longos processos judiciais, indenizações, surpresas que possam paralisar ou impedir o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, regularizações e aquisições de imóveis. A exemplo de contratos bem estruturados e seus fluxos.

Valorização

O histórico de prevenção, segurança jurídica e baixo número de litígios, valorizam futuros empreendimentos.

É fundamental a assessoria jurídica especializada para a prevenção, garantir a segurança, legalidade e o sucesso de futuros empreendimentos, regularizações e transações, que inclusive, a depender do seu trabalho personalizado, pode resultar em etapas e mudanças no planejamento, por exemplo, nos projetos do empreendimento, ou até em regularizações, como realizar compensações ambientais, retificações de área/fusão, estruturações contratuais, tributárias, entre muitas outras, que minimizam riscos e reduzem custos.